Esta terça-feira realizamos a primeira actividade laboratorial de biologia. Funcionou como uma espécie de "introdução", para nos familiarizar com a utilização do Microscópio Óptico Composto e para nos recordar da forma correcta de o fazer, algo de que necessitaremos ao longo deste ano.
O professor José Salsa começou por fazer uma "revisão" acerca da constituição do M.O.C. e das respectivas funções de cada peça constituínte.
Em seguida realizámos a actividade prática propriamente dita, que consistiu na montagem de uma preparação temporária da epiderme de um caule de Tradescantia, seguida da sua observação ao M.O.C.. Elaborámos então um relatório do procedimento experimental, referindo materiais e metodologia utilizados, resultados obtidos (neste caso um esboço daquilo que observámos), a discussão dos resultados e as conclusões a que chegamos, não esquecendo as fontes informativas utilizadas (a ficha de trabalho).
Sendo a observação microscópica uma técnica muito usada no meio científico, aquilo que aprendemos/recordámos será essencial para as actividades a realizar ao longo deste ano.
Apreciei bastante a experiência, pois, mesmo tendo em conta a sua aparente simplicidade, o manuseamento e a utilização de um microscópio requerem alguns cuidados, o que tornou muito interessante este desafio.
Sem comentários:
Enviar um comentário