A tecnologia do DNA recombinante e a Engenharia Genética surgiram após um acumular de grandes descobertas, por cientistas e investigadores. Deixo, desta forma, uma cronologia que sintetiza os principais marcos que permitiram desta técnica.
Década de 30, George Beadle e Edward Tatum demostraram o papel dos genes na regulação da produção de proteínas e enzimas, iniciando o processo de descoberta da estrutura genética do Homem.
1944, Oswald Avery. ao pesquisar a estrutura do DNA descobriu que este é o componente cromossómico responsável pela transmissão de informação genética.
1953, Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins mapearam a maior parte da estrutura da molécula de ácido desoxirribonucleico.
1961, François Jacob e Jacques Monod, pesquisando o processo de síntese proteica nas células bacterianas, descobriram que o responsável principal pela mesma é o DNA, tornando-se este o elemento central das pesquisas de engenharia genética.
1972, Paul Berg ligou duas cadeias de DNA, uma de origem animal e outra de origem bacteriana. A ligação dessas duas cadeias genéticas diferentes constituiu o começo da criação sintética de produtos da engenharia genética.
1978, Werner Arber, Daniel Nathans e Hamilton Smith conquistaram o Prémio Nobel da medicina/fisiologia, por terem conseguido isolar as enzimas de restrição, capazes de "cortar" a molécula de DNA em pontos específicos. Estas enzimas, juntamente com as ligases (capazes de unir fragmentos de DNA) constituiram a base inicial da tecnologia do DNA recombinante.
Adaptado de: pt.wikipédia.org
Sem comentários:
Enviar um comentário