sábado, 19 de abril de 2008

23º Trabalho Prático

Na primeira aula prática deste 3º Período, no âmbito do estudo da produção de alimentos a partir de microrganismos, foi-nos proposta a produção de "Picles", um antigo modo de conservação de alimentos, a partir do processo de fermentação anaeróbia de açucares a ácido acético.

Assim, cada grupo do nosso "turno" recebeu um ou dois vegetais (repolho, pimento ou alho). Utilizando sal e seguindo as indicações do protocolo fornecido pelo professor Salsa, depositámos camadas alternadas dos referidos vegetais, intercaladas por finas camadas de sal, numa garrafa de refrigerante previamente lavada.

À medida que acrescentávamos camadas, íamos pressionando o conjunto das já depositadas com uma caixa de petri, levando à acumulação de líquidos dos vegetais, entretanto libertados, por acção do sal. Depois, modificámos a garrafa, criando as condições necessárias para que pudesse ocorrer fermentação anaeróbia.

Ficou combinado que, ao longo das aulas seguintes, iríamos registar a compactação dos vegetais e a descida do pH. Por incrível que pareça, nas aulas seguintes registámos uma subida de pH, sabe-se lá porquê... Bem.... veremos nas aulas seguintes como a situação evolui...

Posso concluir que foi uma actividade muito instrutiva, pois para além de nos permitir compreender melhor todo este processo de fermentação (alcoólica, neste caso), fez-nos constatar que, apesar de não conhecerem tal fenómeno, já antigamente os nossos antepassados usavam a fermentação para conservar alimentos desta forma.

Deixo aqui o registo fotográfico da aula, esperando que gostem!














Sem comentários: