terça-feira, 29 de abril de 2008

24º Trabalho Prático

Numa terça-feira (para variar!), mais concretamente, no dia 8 de Abril, deu-se a vigésima quarta aula experimental de biologia.

Dado que havíamos continuado o estudo da produção de alimentos a partir de microrganismos, nomeadamente, a partir da fermentação, realizámos uma segunda actividade experimental sobre este tema: produção de pão, utilizando os produtos e seguindo os procedimentos indicados no protocolo fornecido pelo professor salsa.
Assim, começamos por activar o fermento (composto pelas leveduras Saccharomyces cerevisae), juntando-lhe água morna e farinha. Em seguida, preparámos a "massa"(com farinha, fermento activo e água) e amassámo-la até esta ficar "No ponto", ou seja, até que esta se tornasse elástica e não colasse às mãos. Depois deixámos a massa repousar (o correcto seria uma hora de repouso, mas devido à curta duração da aula, foi de pouco mais de meia hora), parra levedar. Neste período ocorreu a fermentação da glicose contida no amido da farinha, pelas leveduras. Ora, libertando-se, neste processo, Dióxido de Carbono, formam-se bolhas de ar que aumentam o volume da massa.
Decorrido o referido tempo, dividimos e moldámos a massa dando-lhe a forma pretendida (no meu caso foi um conjunto de três pães, com as letras comemorativas da conquista do campeonato pelo FCPorto - "T","R" e "I"), fazendo, para isso, cortes com um bisturi.
Levámos estas porções de massa ao forno, durante pouco menos de uma hora.
Durante esta ida ao forno, para além de o pão cozer, deu-se a evaporação do álcool formado na fermentação e ainda a "exterminação" das leveduras, devido às altas temperaturas.
No final da aula, dedicámo-nos a comer o pão produzido, com manteiga vinda do bar da escola... e sabem que mais? Estava divinal!

Em suma, posso concluir que foi uma experiência extremamente enriquecedora, não só ao nível da biologia, mas também a nível cultural. Foi interessante constatar que, tal como relativamente à produção de picles, os nosso antepassados usavam, sem o saberem, microrganismos para produzirem alimentos.
Achei particularmente curioso o facto de a libertação de Dióxido de Carbono ser utilizada para dar volume ao pão, criando aquelas cavidades que estamos habituados a observar no pão que comemos. Também é interessante o facto de a massa do pão, antes de ir ao forno, conter álcool, que se evapora na cozedura. (Agora imaginem o que seria comer massa como quem come pão....).
Deixo-vos algumas fotos da aula e, desta vez, algo mais: um vídeo relativo à retirada dos pães do forno.











Sem comentários: