quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

15º Trabalho Prático

Ainda esta terça-feira realizou-se a 15ª actividade prática de biologia, a 2ª desde que nos tornamos "investigadores" aspirantes a aplicar as teorias de Mendel no estudo de determinadas características do Xiphophorus maculatus.


Esta aula, não tendo os grupos concluído o seu plano experimental na da passada semana, foi ocupada exclusivamente pela planificação das actividades a realizar no âmbito de determinar a forma de transmissão de um dos vários caracteres do referido peixe, assim como as relações dominância/recessividade entre os alelos que o determinam, como referi na postagem referente ao último trabalho prático (ver 14º Trabalho Prático)


Não tendo sido uma aula propriamente "prática", julgo que foi essencial, pois uma experiência desta envergadura só pode ser feita após uma planificação cuidadosa, tendo em conta todos os factores. Por exemplo, para o estudo de uma determinada característica (no caso do meu grupo, a morfologia da barbatana dorsal do Xiphophorus maculatus), podemos identificar variáveis independentes, dependentes e ainda "externas". Estas, embora não influenciem directamente os resultados da experiência, devem ser controladas, tendo em consideração a sua importância, que se pode confirmar no caso da temperatura. Esta pode facilitar/dificultar a reprodução, dependendo do seu valor (se for ligeiramente mais elevada que a temperatura óptima, facilita a actividade reprodutora dos nosso Platies). Também factores como pH, dureza da água e a intensidade luminosa podem influenciar não só a actividade reprodutora, como também a própria sobrevivência dos Xiphophorus maculatus.

Ao longo do resto do ano lectivo iremos desenvolver a experiência planificada por um dos grupos. Assim, espero sinceramente que, à semelhança de Gregor Mendel, tenhamos a "sorte" e a "pontaria" necessárias ao sucesso da experiência.
Costuma dizer-se que a sorte "protege os ousados". Se considerarmos "ousadia" vestirmos a pele de "investigadores" e nos empenharmos neste trabalho, certamente iremos ser bem sucedidos.

Sem comentários: