domingo, 20 de janeiro de 2008

Recessivos ou Dominantes? - os nossos fenótipos

O ser humano possui um enorme número de características, podendo estas manifestar-se de variadas formas, tornando-nos diferentes uns dos outros. Para cada característica há, geralmente, genes recessivos e genes dominantes, que, fenotipicamente, se traduzem em diferentes manifestações da característica em questão.

Assim, como penso que este é um tópico interessante, decidi explorá-lo e pesquisar acerca dos diferentes genes (alelos) e fenótipos, recessivos e dominantes, para algumas características do nosso organismo, facilmente observáveis. Após a recolha de informação, construí a seguinte tabela:





Nas últimas aulas temos "lutado" contra a nossa tendência natural de tomar como fenótipo dominante aquele que surge em maior número, situação esta que nem sempre se verifica, como nos informou o professor Salsa, apesar de, numa certa quantidade de casos, o fenótipo dominante ser mais abundante.

Assim, aproveito esta oportunidade para abrir uma pequena votação, tendo como objectivo verificar se, nos casos referidos, os fenótipos dominantes surgem mais frequentemente que os recessivos. Durante a próxima quinzena, sugiro-vos que respondam à pergunta colocada, com base na tabela publicada nesta postagem.

7 comentários:

Dragon Ball disse...

Mas afinal o que são fenótipos? Por exemplo se só variam nas características (cor do cabelo, olhos, etc) porquê chamá-los de dominante e recessivo ao invés de "a" e "B"?
E uma outra questão: Porquê chamar dominante ao fenótipo dominante, se nem sempre ele é dominante?

Desculpa as perguntas mas não consegui entender o artigo na sua totalidade.

P.S. Visitem também o meu blog sobre física de 12º. Criei-o pois senti necessidade de, tal como vocês, continuar a expandir o vosso conhecimento de física!
http://spacewithouttime.blogspot.com

Dinis Fernando disse...

O fenótipo, xenix, é o resultado da expressão do genótipo, em interacção com o meio ambiente, ou seja, é o conjunto das características morfológicas e funcionais observáveis num indivíduo.
Geralmente, designa-se por dominante o gene que, fenotipicamente, se manifesta, impedindo (ou não, nos casos de co-dominância) a manifestação do recessivo.
Quanto à última questão, o fenótipo dominante, isto é, aquele que resulta da expressão do alelo dominante, é sempre dominante. De facto, como o gene dominante "esconde" o recessivo, no fenótipo vai manifestar-se o "aspecto" decorrente do primeiro.
A questão de que falei na postagem foi a abundância do fenótipo dominante e não a própria dominância já que, na genética, a palavra dominante não significa "mais frequente". Surgem, assim, casos em que o fenótipo recessivo é o mais abundante.
Se ainda não ficaste esclarecido não hesites em perguntar.

Aproveito ainda para recomendar a visualização do teu blog, que é deveras interesante e bem concebido.

Gabriel dos Santos disse...

Antes de mais dar o parabéns ao Xenix pela criação ed um blogue em relação à fisica que é muito interessante, a seguir à biologia. Quanto á postagem, Dinis, também é interessante e, por isso, acho que fizeste bem colocar aqui. Confesso, que no ser humano, e à primeira ideia, pensei que o nº de individuos com determinada característica pudesse mostrar a dominância de determindado gene; no entanto, ao pensar no nº de chineses,afastei um pouco essa ideia. A grande surpresa foi quando falamos de determindas caracteristicas na aula, e as quais tens no quadro, e descobri que eram dominantes, por exemplo as sardas.

Dragon Ball disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento!
Este blog não pára de subir na minha consideração!


P.S. http://spacewithouttime.blogspot.com

Dinis Fernando disse...

Sim, as sardas são um exemplo bom até para o próprio Xenix. De facto, apesar de serem dominantes, o número de pessoas com "sardas definidas" não me parece ser muito elevado. Abundância não é recessividade. Obrigado pelas participações. Continuem! ;)

Bruno Da Silva Barbosa disse...

uma mao com 5 dedos eh recessivo ? esta ao sabia!!!

Unknown disse...

Bom, você saberia me informar se olho puxado é uma característica de fenótipo dominante ou recessivo? desde já agradeço por a atenção! Aliás, gostaria também de elogiar o seu blog, cujo é bastante construtivo~