sexta-feira, 14 de março de 2008

20º Trabalho Prático

Nesta terça-feira, realizou-se a aula prática nº20 de Biologia.
Inicialmente, concluímos o relatório da actividade prática realizada na aula nº18, cuja "conclusão" havia sido iniciada no final da aula prática nº19 (Eu sei que é confuso, mas foi o que sucedeu!).
Depois passámos à aula propriamente dita. Por sugestão do professor Salsa, vestimos a pele de investigadores genéticos. Num trabalho digno de aparecer no CSI(embora o objectivo não fosse,julgo eu, descobrir o "culpado"), foi-nos apresentada a seguinte situação: Uma mulher teve um filho mas não sabe se o pai é o indivíduo A ou o individuo B. Pretende-se descobrir qual é o pai biológico da criança, a partir dos DNAs dos vários indivíduos.
Realizámos uma "electroforese" virtual: colocámos as sequência nucleotídicas correspondentes ao DNA dos vários indivíduos em questão; utilizámos um website que forneceu as "enzimas de restrição virtuais" que cortaram os DNAs em fragmentos; calculámos os tamanhos dos fragmentos de DNA de cada indivíduo; construímos o "código de barras genético" dos indivíduos Depois por comparação dos 4 DNAs, chegamos o verdadeiro pai da criança (com mais semelhanças de alelos).
Nos momentos finais da aula, eu e Ana Luisa (silenciodosindigentes) voluntariámo-nos para apresentarmos os nossos blogs à turma.
Cá ficam as fotos da aula:












Legenda

1)Construção do "código de barras" genético
2)Apresentação dos e-portefólios

Sem comentários: