quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

17º Trabalho Prático

Ainda antes da passada terça-feira, 29 de Janeiro, o professor Salsa tinha-nos recomendado que levássemos as nossas batas para a 17ª aula prática. No entanto, esta aula foi dedicada exclusivamente à apresentação dos restantes trabalhos sobre doenças genéticas.
Os trabalhos, a meu ver, muito bem elaborados, foram apresentados nos formatos de Powerpoint e Vídeo. Convém ainda constatar a maior adesão da turma à apresentação em formato vídeo. Aliás, a propósito desta maior adesão o professor fez-nos uma advertência bastante perspicaz e acertada: apesar de o trabalho em filme ser bastante complicado de elaborar (não só pela necessidade de sincronização como também pelo facto de envolver, geralmente, efeitos visuais, música, entre outros - é um facto: por detrás de um filme de 5 minutos estão horas de trabalho), pode retirar-nos um pouco de protagonismo.A meu ver, a crítica do professor foi bem recebida.
Pessoalmente, sempre tive uma certa preferência pelo formato vídeo, por achar que um vídeo é sempre mais apelativo, cativante e de fácil compreensão que uma apresentação em powerpoint. Contudo, há que reconhecer que, na prática, ninguém nos "vê" a falar, isto é, a apresentação não é feita propriamente na aula, mas sim em casa, aquando da elaboração do trabalho, daí a falta de protagonismo decorrente.Assim, julgo que devo ponderar realizar o próximo trabalho no formato Powerpoint.
No final da aula, penso que o saldo foi positivo: apesar de a bata ter ficado quieta na pasta, saímos da sala de aula bastante mais cultos, não só por sabermos mais acerca de doenças genéticas, mas também por nos apercebermos do drama que vivem as vítimas das mesmas (não só os doentes são vítimas, mas também todos aqueles que se preocupam com eles). Foi uma aula muito interessante.

Aproveito ainda esta postagem para deixar o link do meu trabalho, acerca da Síndrome de Klinefelter, uma doença genética com origem numa mutação cromossomica numérica que afecta os cromossomas sexuais:

Síndrome de Klinefelter - Trabalho escrito

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