segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Natural Killer - o FBI biológico

Nas aulas de biologia já foram referidos vários tipos de células imunitárias: Monócitos, Neutrófilos, Basófilos, Eosinófilos, Macrófagos... No entanto, através de investigação, descobri um outro tipo de célula: a NK.

As células NK (Natural Killer) são um tipo de leucócito (particularmente, um linfócito) produzido na medula óssea vermelha, sendo células grandes e granulares. Têm a capacidade de reconhecer tipos específicos de célula, como as células infectadas por vírus em geral ou células tumorais. Conseguem, assim, matar as células alvo de diversas formas, incluíndo a libertação de substâncias que danificam a membrana celular, provocando difusão de água/iões para o interior da célula e causando, dete modo, a sua lise.
As células exterminadoras naturais são activadas a partir de diferentes estímulos, como a citocina produzida pelos macrófagos.
É de referir que estas células constituem 15% dos linfócitos, tendo um papel essencial no controlo de infecções virais, evitando a multiplicação dos vírus.

--------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: