quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

18º Trabalho Prático

Dia 12 deste mês realizou-se a nossa 18º Actividade Prática de Biologia.
Lembram-se de, no relatório da aula prática anterior, eu ter referido que o professor nos tinha avisado para trazermos a bata e que, devido ao tempo que demorou a apresentação de trabalhos, não a tínhamos usado?
Pois é! Ao que tudo indica, o aviso do professor Salsa era mesmo "a valer". Digo isto, pois, na aula desta terça, fizemos uma actividade bastante prática e, sem dúvida, interessantíssima.
Todos nós sabemos o que é o DNA, qual a sua função, entre outras coisas. No entanto, não sabíamos, até esta aula, como podemos obter o DNA de um organismo.

Nesta actividade experimental foi-nos, assim, proposta a extracção do DNA de um kiwi ou de um morango, seguindo uma lista de procedimentos a tomar, presente na ficha fornecida pelo professor.
Apesar de ser uma actividade um pouco perigosa (envolve vidas, nomeadamente as dos kiwis e dos morangos), foi bastante elucidativa. Através da combinação de vários reagentes (sal e detergente da loiça) com água e da sua adição à matéria orgânica do fruto escolhido, seguida da adição de álcool etílico frio, obtivemos, após termos deixado a mistura em repouso, filamentos de DNA em suspensão, que, seguidamente (e após a sua recolha e a adição de um corante), observámos ao MOC.
Devo confessar que aquilo que observei ao MOC me desiludiu um pouco, uma vez que, devido a um eventual excesso de corante, não pude observar com muita nitidez os ditos filamentos.
No entanto, ainda que com alguma dificuldade, consegui visualizá-los. Desta forma, julgo que "cumprimos" a nossa tarefa e que esta teve grande utilidade, contribuindo para uma maior familiarização com as experiências ligadas ao material genético.
Ainda antes do final da aula, iniciámos a redacção do relatório da aula.

Deixo-vos ainda o registo fotográfico da aula, com as várias etapas da experiência:































































Da esquerda para a direita, em cada coluna:

01)Cortámos um kiwi aos cubos


02)Esmagámos os cubos, obtendo a "papa" referida

03)Aspecto final do kiwi esmagado

04)Pesámos o Cloreto de Sódio

05)Mistura da água destilada com detergente e sal com o kiwi esmagado

06)Filtragem da mistura obtida

07)Medição da quantidade indicada de álcool etílico frio

08)Colocação da mistura numa proveta e adição suave do álcool etílico, usando uma pipeta

09)Aspecto final da mistura, sendo visível a massa de filamentos de DNA

10)Lãmina com filamentos de DNA aos quais se adicionou corante

11)Aspecto, ao MOC, dos filamentos de DNA (fornecida por Cátia, Isabel e Sara, devido às dificuldades de observação da minha preparação)

12)Redacção do relatório da actividade experimental

2 comentários:

Rafaela disse...

Passando por aqui encontrei algo interessante...uma postagem parecida com a minha em alguNS aspectos claro sendo a tua muito mais completa!!!

Uma postagem deveras interesante ehehe!!

Dinis Fernando disse...

obrigado pelo comment Sara (ou rafela, como preferires! Vou passar no teu blog para ver essa postagem! ;)