As descobertas de Mendel foram importantíssimas. Todavia, quando Mendel publicou o seu artigo "Experiências na hibridização de plantas", em 1866, o impacto da descoberta foi quase nulo.
Darwin, contemporâneo de Mendel, teve uma grande dificuldade: conciliar a sua teoria evolucionista com as noções de hereditariedade vingentes na época. Depois das suas observações biológicas e geológicas feitas a bordo do Beagle, Darwin formulou o conceito de Selecção Natural das espécies, algo realmente inovador. Mas percebeu que precisava de encontrar um mecanismo que justificasse a transmissão hereditária de características. O modelo da época, a "Herança por misturas", era contrário às suas constatações sobre diversidade das espécies, uma vez que, segundo este modelo, a hereditariedade misturaria as características, diluindo-as e suprimindo a variedade, até se atinger um médio ideal entre os extremos. A falta de uma teoria satisfatória da hereditariedade fez Darwin entrar numa demanda impossível, condenada ao fracasso: conciliar a "Herança por misturas" com a sua teoria da evolução.Apesar de Darwin e Mendel serem contemporâneos, devido ao desconhecimento das descobertas do monge, Darwin não pode apoiar a sua teoria no modelo de Mendel.
Este desconhecimento dos trabalhos de Mendel causou um grande atraso no desenvolvimento da Genética, já que foram necessários 34 anos para que a descoberta de Mendel tivesse o seu valor reconhecido, depois de três botânicos independentes terem comprovado a mesma, através de experiências.
Adaptado de: Biociência.org
É fascinante a forma como o trabalho deste monge veio revolucionar toda a Genética, sendo aceita ainda hoje. Apesar de as suas descobertas terem sido ignoradas, Mendel continuou os seus trabalhos que, se tivessem sido aceites na época, teriam poupado o atraso que a Genética sofreu, durante mais de 30 anos.
Verifiquei ainda que Darwin desperdiçou grande parte da sua vida na tentativa de comprovar a sua teoria que, caso ele tivesse um conhecimento suficiente das experiências de Mendel, seria provada de forma bastante mais simples.
Esta informação, confesso, aumentou significativamente o meu interesse por esta matéria, pelo que, certamente, vou encarar as experiências de Mendel de forma diferente, nas próximas aulas.
Para mais informações sobre Mendel consultem o site postado na plataforma Moodle da nossa escola, pelo professor salsa:
Gregor Mendel - wikipédia.org

