terça-feira, 27 de novembro de 2007

11º Trabalho Prático

Hoje tivemos a 11º aula prática deste ano. Nesta aula foi concluída a apresentação de trabalhos relativos às técnicas de reprodução medicamente assistidas, à interrupção voluntária da gravidez, às DST e à contracepção, já que, na aula anterior, nem todos conseguiram apresentar os seus trabalhos.

Após esta actividade, aconteceu algo "raro" nas aulas de terça-feira: foi-nos dada uma "mini-aula" teórica. Isto, porque eram necessárias determinadas informações acerca do monoibridismo para realizarmos um "Quiz" sobre este tema. Deste modo, foram-nos fornecidos portáteis e um CD com este "Quiz", ao qual respondemos no resto da aula. Pude, assim, constatar que a genética é similar à Matemática, já que, obedecendo a determinadas regras, obtemos uma resposta objectiva. No quiz obtive uma boa pontuação, embora tenha falhado na última questão, por ter trocado os genes, isto é, por ter tomado o gene recessivo como dominante, por distração.

Gostei bastante desta actividade, pois permitiu-me consolidar conhecimentos relativos ao monoibridimos e aplicar conceitos como o de genótipo, fenótipo, linha pura e cruzamento parental, entre outros.




5 comentários:

Dragon Ball disse...

Boa continuação desses trabalhos práticos.
Normalmente assisto a 5 minutos da vossa aula, todas as terças, pela janela. Devo dizer que parece muito apelativo o ambiente prático das aulas. Mas não querendo eu seguir nada que se relacione com a biologia, não faria sentido se frequentasse as aulas.(e toda a gente sabe que física é muito mais ri-fixe que biologia).

Queria tambem deixar o meu feedback: o blog está muito bom! Parabéns pelas 1000 visitas. Espero pelas 2000....

Gabriel dos Santos disse...

Eu sou testemunha...ainda noutro dia tava eu a apresentar o meu trabalho,...., quando repentinamente olha para as janelas superiores que visualizam as escadas e vejo uns espectadores..., nada mal se não me tivesse perdido no discurso com as palhaçadas...XD

Dinis Fernando disse...

Muito obrigado pelo comentário/feedback, Xenix_Tech. Devo informar que já me falaram de indivíduos que observam as nossas aulas, através das janelas do laboratório. Não levanto nenhuma objecção, se de facto têm interesse pelas nossas aulas. Mas isso só prova que Biologia é uma disciplina interessantíssima! ;)

Dragon Ball disse...

Mas ainda mais interessante que a biologia é a física, pelo que se quiserem assistir a uma aula prática de física, estejam á vontade para espreitar pela janela.

E já agora, para o Patrício Gonçalves: necessitas de melhorar a tua eloquência discursiva, de modo a que te sintas extremamente á vontade aquando da apresentação de trabalhos. Enquanto não conseguires discursar de forma completamente "sóbria" e construtiva com pessoas nas escadas, não terás nota máxima na apresentação. É algo que terás de melhorar.

Gabriel dos Santos disse...

Realmente tens razão! Vou pensar no assunto. Se bem que me não me desenrasquei nada mal.Já vi jornalistas a fazerem bem pior do que eu num directo. Mas agora vou treinar antes vir para a aula.