sexta-feira, 2 de maio de 2008

27º Trabalho Prático

A aula prática desta semana (29 de Abril) foi um pouco diferente das usuais. Como foi nesta terça-feira que se realizou o teste intermédio de matemática, a aula foi encurtada (o teste começou às 10:00). No entanto, apesar disto, realizamos (ou melhor, "começamos" a realizar) uma actividade prática relacionada com a clonagem de plantas. Para isto, o pofessor Salsa disponibilizou um conjunto de plantas, colocadas em erlenmeyers, para observação.
Deveríamos, assim, procurar nos espécimes fornecidos evidências morfológicas e reprodutivas e indicadores de qualidade/potencialidade para clonagem. Contudo, não nos foi entregue protocolo, uma vez que esta actividade não exigia redacção de um relatório. A observação da planta não foi concluída, pois embora tivéssemos constatado certas características (como pêlos radiculares, orientação horizontal, raíz não fasciculada, etc), não fomos capazes de atribuir nomes e propriedades à planta (estamos um pouco "desactualizados" em termos de "botânica", dado que esta não faz parte do programa do 12º ano). Acabamos por ficar incumbidos de pesquisar e tentar "rever" alguns conceitos gerais acerca das propridades das plantas.
Como é óbvio, dado o "nervosismo" e a ansiedade, face à realização do exame, a aula foi levada com leveza, não sendo o trabalho, de forma alguma, intenso. Aproveito para agradecer ao professor Salsa (que foi também o supervisor do exame) a escolha de uma experiência mais "soft", mas não menos rica em conteúdo.
Desta vez não vou deixar fotografias, já que não levei a máquina fotográfica no dia em questão.

Sem comentários: