sábado, 3 de maio de 2008

A nova onda de fome

Nesta última semana surgiu na imprensa de todo o mundo uma notícia assustadora, mas á muito se previa: devido a uma subida do preço dos cereais (cerca de 56%, nos países pobres), o custo da alimentação aumentará em cerca de 39%, na Europa, ainda este ano.

Actualmente, teme-se que surja uma nova onda de fome no globo, derivada desse aumento de custos, sobretudo nos países mais pobres, já que
os alimentos que constituem a base da sobrevivência das suas populações são, essencialmente, os cereais, tais como arroz e produtos com farinha.

Mas que ninguém pense que esta situação não afectará os países desenvolvidos, uma vez que também nós vamos sentir dificuldades em manter o nosso nível de vida.

É ainda de referir que muitos dos produtos que nos habituámos a consumir deixarão de estar disponíveis. Prova disso é aquilo que já está a acontecer numa das maiores potências mundiais, os Estados Unidos da América: algumas cadeias de supermercados já limitam a venda de determinados produtos alimentares, em resposta a esta crise generalizada.



Este problema complexo surgiu devido a um vasto conjunto de situações:


>>>Os povos asiáticos começam a incluir carne na sua alimentação habitual, sendo a indústria da carne uma grande consumidora de cereais

>>>O aquecimento global e outros problemas ambientais têm causado mudanças climáticas e catástrofes naturais tais como secas e inundações, que devastam as explorações agrícolas em muitas regiões.

>>>Os cereais têm sido desviados para a produção de biocombustíveis, fazendo baixar as reservas dos mesmos.

>>>A agricultura intensiva de monocultura, intrinsecamente ligada ao excesso populacional, tem causado o esgotamento sucessivo de solos e, assim, a destruição de áreas florestais, num ciclo vicioso.


Tudo isto nos leva a crer que à humanidade esperam tempos difíceis. Esperemos é que os países mais favorecidos não deixem de ajudar os mais pobres. Caso contrário, a tão temida "onda de fome negra" poderá ser ainda mais devastadora do que o esperado.

Fontes:

Jornal de Negócios Online
Jornal de Notícias
FAO
OGlobo(O)nline

1 comentário:

Aurélie Pinto disse...

Isto hoje em dia está difícil para tudo!
Mas realmente o aumento dos custos dos cereais é"assustador", já que estes constituem a principal fonte de alimentação para todo mundo, essencialmente para os países em desenvolvimento. O subida do preço é preocupante, mas a sua escassez também. O importante é, como referiste, que exista uma ajuda dos países desenvolvidos com os países em desenvolvimento.